Contrato de limpeza de fachada
Por Wanessa Tuan Bola 0

Por que o serviço de limpeza de fachada é tão importante nos dias de hoje?

Com o alto crescimento de edifícios nas áreas urbanas nos últimos anos, a demanda do serviço aumentou – e muito.

Produto limpeza pastilhas fachada

À medida que os anos, as décadas passam, o homem vem aprimorando suas invenções, de modo a proporcionar uma qualidade de vida melhor para si. Diversas de suas invenções visam não só o entretenimento, mas o conforto e até mesmo a sua proteção.

O maior exemplo que podemos citar são as casas. À medida que o tempo passa, são desenvolvidos novos tipos de moradia. Sejam casas, apartamentos, barracos, condomínios ou edifícios; o homem está sempre reinventando as moradas.

Os apartamentos, por exemplo, um conjunto deles constitui em um prédio, e hoje em dia, é mais do que normal ter diante de sua paisagem, um prédio (ou edifício).  A cidade de São Paulo, por exemplo, cidade conhecida por ser “onde tudo acontece” abriga cerca de 20 mil prédios.

E não é só nesta metrópole que somos rodeados de prédios. Diversas cidades do interior que fazem parte do estado possui um alto número de prédios, e os números tendem a crescer ao decorrer dos anos, já que alguns programas voltados à casa própria (como o Minha Casa, Minha Vida) optam pela construção de prédios ao invés de casas tradicionais.

Com o aumento do número de prédios nas grandes e pequenas cidades, outro serviço vem ganhando cada vez mais espaço. Talvez você nunca tenha prestado atenção ou considerado a sua relevância, mas o serviço de limpeza de fachada é classificado (especialmente nos dias de hoje) como uma prestação de serviço essencial, já que as construções civis responsáveis precisam deste serviço.

E não é só do serviço de limpeza pós-obra que estamos falando. Assim como uma casa comum, um prédio também está sujeito ao acúmulo de sujeira e especialmente em casos de edifícios comerciais, esta sujeira acaba prejudicando de a sua imagem – e de certa forma a sua credibilidade.

Por isso, a limpeza de fachada tem como maior objetivo manter a boa aparência destas construções, além de preservar a sua boa conservação. 

Como funciona o processo da limpeza de fachada?

Diferente de uma casa ou até mesmo de um estabelecimento comercial, o trabalho de limpeza de fachada não é fácil, rápido e tampouco seguro. Por isso, existem diversas empresas especializadas neste serviço.

Os responsáveis pelos edifícios fazem a contratação da empresa especializada em limpeza profissional, que oferecem uma série de recursos personalizados.

Os profissionais deste tipo de serviço trabalham com a mais alta tecnologia de limpeza, oferecendo equipamentos e ferramentas seguras para seus trabalhadores. Estes equipamentos devem cumprir determinados regulamentos de segurança, que são decretados pelo Ministério do Trabalho (norma regulamentadora).

O profissional que presta este tipo de serviço deve ter certificados característicos para a sua atuação, para que não coloque sua vida em perigo através de um acidente durante a limpeza.

Geralmente, estas empresas especializadas em limpeza profissional realizam uma avaliação do prédio, para saber as suas principais carências, de modo a poder desenvolver o procedimento apropriado e os materiais que serão utilizados na tarefa.

É levado em consideração o tipo de blindagem, que pode ser tanto o vidro quanto a cerâmica, além de outros fatores, tal como o tamanho do edifício, o nível de acúmulo de sujeira e até mesmo o seu acesso.

No caso da lavagem, por exemplo, os profissionais fazem uso de escovas específicas, além de detergentes e outros produtos químicos, voltados exclusivamente para este tipo de tarefa (e grau de sujeira). Por serem adequados a edifícios, estes produtos não causam dando ao recobrimento.